Cuidados Necessários com o Rolamento

Rolamentos Híbridos de Cerâmica

Os rolamentos VICAN são fabricados com os materiais da mais alta qualidade e não é à toa que fornecemos 1 (um) ano de garantia.

 

Os rolamentos híbridos VICAN são conhecidos como Deep Groove Single Row (rolamentos rígidos com única fileira de esferas) e são compostos por arcos de aço Inox 440, esferas de cerâmica em Nitreto de Silício (Si3N4), gaiolas em aço Inox 304 e duplo selos protetores de metal envoltos em borracha. 

 

Os benefícios da utilização de rolamentos híbridos VICAN são provenientes de características específicas de cada tipo de material envolvido na produção dos rolamentos, materiais cerâmicos e metálicos. 

 

Quando falamos das vantagens da cerâmica em relação ao metal, podemos lembrar de algumas essenciais para o nosso mundo da pesca, tais como: maior dureza, menor peso, maior precisão e maior resistência à corrosão.

 

Contudo, também não podemos esquecer que o aço inox tem suas qualidades e sua presença é fundamental nos rolamentos VICAN. O aço inoxidável, da mesma forma, é conhecido pela alta durabilidade, resistência a bruscas variações de temperatura, de fácil limpeza e, por último, mas não menos importante, é avaliado como um material inerte e não reage com outros materiais.

 


Vantagens

A combinação dos materiais citados, de modificações estruturais e de testes e ensaios em laboratório, embolsa os rolamentos híbridos VICAN com importantes vantagens competitivas em relação aos demais

  • Excelente isolamento elétrico
  • Maior vida útil
  • Maior velocidade de operação
  • Mais leve
  • Menor coeficiente de fricção
  • Menor desgaste
  • Resistentes à corrosão
  • Suportam temperaturas altas

Cuidados

Dicas e cuidados para maior durabilidade:

  1. Retire os selos de proteção antes de inserir os rolamentos VICAN em sua carretilha.

    Aconselhamos a inserção dos rolamentos em sua carretilha após a remoção dos selos de proteção. Os selos de proteção”, servem para proteger o rolamento de impurezas que possam invadir a área interna do rolamento enquanto não inseridos na carretilha.
    Além dos rolamentos disporem de uma melhor rotação com a ausência dos selos, a utilização dos rolamentos com os selos de proteção pode ser prejudicial caso não haja cuidado com a integridade dos rolamentos.
    Os selos de proteção são de metal envoltos com uma fina película de borracha, porém na região interna não existe essa cobertura e assim o metal exposto pode estar suscetível a oxidação caso o rolamento não esteja em região sempre seca. Com isso, a ferrugem proveniente dos selos oxidados pode se depor nas partes internas do rolamento prejudicando seu funcionamento.
  1. Mantenha-os sempre secos ou levemente lubrificados com óleo específico.

    É importante reforçar que para ter o melhor rendimento de seus rolamentos é necessário que eles estejam sempre limpos e secos.
    Rolamentos com esferas em cerâmica são conhecidos por trabalharem a seco, sem a necessidade de lubrificante, porém após certo tempo de uso, óleos ultrafinos de baixa viscosidade, utilizados em equipamentos de alta rotação, podem ser recomendados para aumentar a durabilidade dos rolamentos e minimizar ruídos provenientes do atrito entre as esferas e a gaiola.
  1. Faça a limpeza regular de seus rolamentos.

    Após algumas pescarias é comum percebermos uma redução no desempenho dos rolamentos, isso se deve a impurezas que se depositam entre a gaiola e as esferas de cerâmica, podendo assim atrapalhar o bom funcionamento dos seus VICANs. Para manter os rolamentos em pleno funcionamento, é recomendável efetuar uma limpeza em intervalos de 4 a 5 pescarias.
    Para tal incumbência, aconselhamos a utilização do “VICAN Let Me Spin”, um limpa contato biodegradável e atóxico desenvolvido especialmente para a limpeza de rolamentos e outras peças internas de sua carretilha. O fluido é extremamente eficiente, agindo como um potente desengraxante de alta volatilidade, excluindo assim a necessidade de “secagem”.
    A VICAN atenta seus clientes para a utilização de líquidos agressivos como: thinner, gasolina, querosene, benzina e outros derivados do petróleo. A utilização desses fluidos pode impactar diretamente na durabilidade de seus rolamentos. Na falta do “VICAN Let Me Spin”, recomendamos a utilização do álcool isopropílico, um líquido mais brando e ainda assim eficaz.
    Para iniciar o processo os rolamentos precisam estar sem os selos de proteção. Em um pequeno frasco, coloque os rolamentos e um pouco do líquido a ser utilizado. Insira o bastante para que o nível possa cobrir os rolamentos.
    Agite bem por 30 segundos para que o líquido possa adentrar nas partes internas do rolamento e retirar quaisquer partículas e impurezas que estejam atrapalhando o funcionamento.
    Retire-os do frasco, deixe-os secar e insira-os novamente em seu equipamento.
    Para aqueles que preferem um funcionamento suave e com menos ruído, é prudente pingar uma única gota de óleo específico para rolamentos cerâmicos.
Sobre a loja

A Vican é uma empresa especializada na comercialização de rolamentos de alta performance para os mais diversos setores. Com foco na melhor e mais rápida solução para o seu projeto, a Vican se destaca pela qualidade dos seus produtos e atendimento personalizado.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

VICAN ROLAMENTOS E PECAS INDUSTRIAIS LTDA - CNPJ: 42.292.876/0001-07 © Todos os direitos reservados. 2024